domingo, 23 de julho de 2023

O Ego seria a espada suprema?


Olá, caro leitor que não desistiu do blog da cabana. Entre trancos e barrancos estou de volta. Então pega uma cadeira e se aconchegue no calor da lareira da reflexão e do pensamento. Nessa madrugada gostaria de levantar uma questão. Seria o Ego um vilão?

Sinceramente acredito que não. O ego está para o ser como a espanda para o magista. A espada antes de mais nada é uma ferramenta de violencia, mas tambem pode representar a proteção. Na magia representa o elemento fogo. O fogo que pode consumir tambem pode suprir. O ego é isso o fogo oculto no interior do Ser. Se descontrolado ele queima a si mesmo e o mundo ao seu redor, mas quando canalizado ele nos permite criar.

A espada é um simbolo de honra e poder e representa o masculino...O ego por sua vez é muito mal visto, mas ele que nos protege dentro de nossa fortaleza de amor proprio. Ele parte do que nos somos e nega-lo é algo perigoso.

Como dize Clarice Lispector: Até cortar os proprios defeitos pode ser perigoso..."

É isso o ego faz parte do que somos e o magista deve lidar com a luz e as sombras.  Respeitando cada uma das forças dentro de sua totalidade. Ha um ditado samurai que diz: "Uma espada em punho mantem a outra na bainha"

Esse ditado faz alusão ao fato que as vezes precismaos da sombra e vilaniza-la e nega-la é um erro infantil e orgulhoso. O ego é parte do Ser, mas não deve ser seu guia e sim sua proteção.

E você leitor o que pensa sobre o ego? Enxerga a beleza por tras das sombras? Particulamente não é facil mediar a fina linha que separa as varias camadas que constituem quem somos e o que queremos ser.


Schopenhauer, gosto da frase acima que pode ser encarada como arrogancia ou como efeito de um ego inflado, mas acredito que para desvendar os misterios da existencia é fundamental uma dose de veneno...veneno que impulsiona a inteligencia. Lembre-se que nem o budismo se liberta do ego.


Por fim faço uso das palavras da monja Coen para resaltar que a grandeza não está em se livrar do ego, mas controlar a si mesmo tão precisamente atraves da vontade a ponto de saber como manejar essa força...assim como o espadachim que treina para dominar a espada.

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário