sexta-feira, 8 de abril de 2022

Deuses egípcios: Anúbis.


Boa noite a todos. Hoje venho trazer essa matéria especial sobre uma entidade que gosto bastante. O poderoso Deus Anúbis. Lembrando que esse é o seu nome em grego. Seu nome em egípcio é Inpu.

Este era o Deus da morte e da mumificação na antiga dinastia do Egito. Sendo substituído pelo Deus Osíris como mestre da morte nas novas dinastias. Ainda assim Anúbis era responsável por guiar os mortos.

No julgamento egípcio da balança. Onde o coração do morto era pesado com uma pena. Se fosse mais pesado o morto era devorado pela Deusa Ammit. Cabia a Anúbis guiar aqueles que passavam no teste para o paraíso.

O culto a Anúbis era muito comum no Egito. Seus sacerdotes usavam máscaras de chacal o que nos leva a imagem do Deus, mas sua real forma é um mistério.

Como defendo aqui no blog. Deuses são parte da psique humana em sua forma mais pura. Anúbis, seria então a transmutação...a preparação para a realização da mudança.

Anúbis é casado com a Deusa Anput e sua filha é a Deusa Kebechet. Seu culto era muito forte por todas as dinastias do Egito. Sendo considerado parte nobre do panteão egípcio.

Na magia...o incenso e figuras de Anúbis nos levam a meditar sobre a busca pela imortalidade do pós vida. Para mim é mais uma forma de fortalecer que é a estrada e não o objetivo que faz valer apena.

No meu altar possuo duas estátuas de Anúbis. Uma poderosa defesa contra a maldade, maldições e azaracões. Pós este é sempre benevolente com aqueles que lhe dedicam sua admiração.

Por fim, podemos perceber que dentro da filosofia mística Anúbis é um poderoso patrono e um importante expoente da cultura egípcia. É comum vermos ele com o Ankh, a cruz egípcia, que como sempre menciono é uma chave para os planos da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário