domingo, 17 de abril de 2022

Páscoa e a força das tradições


Bom dia, boa tarde e boa noite...
Caro leitor hoje dia da Páscoa irei me aprofundar um pouco nessa que para muitos povos é uma data de muita importância.

À palavra Páscoa vem do hebraico Pessach que em sua essência é a comemoração do êxodo...a libertação dos hebreus do Egito. Gosto de pensar que esse período hoje é uma grande mistura de crenças, ideias e posições.

Só que como defendo sempre a manutenção das tradições...continuaremos...a farra dos ovos que temos hoje é baseada na antiga deusa da fertilidade pagã dos povos germânicos, os nórdicos e os celtas. A formosa Ostara. Deusa da fertilidade que é representada por um coelho.

Era comum na festa da primavera a famosa caça aos ovos. O que provavelmente inspirou a busca por ovos de chocolate. Hoje vivemos tempos tão loucos em que muitos esquecem que a Páscoa não é sobre o chocolate.

Para os cristãos a Páscoa representa a ressureição do Cristo. Um ato simbólico que reafirma a fé nas formas, caminhos e instituições do sacerdócio. É realizada orações afim de comemorar a vitoria do messias sobre a morte.

Por fim essa época nos leva a refletir sobre algo que vai além da sua religião...nos leva a refletir sobre a fé e o renascimento da esperança para aqueles que acreditam nela. O sol sai para dar um olá e assim iluminar nossas mentes e corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário